06/02/2024 às 16h15min - Atualizada em 06/02/2024 às 16h15min
Pronta há mais de um ano, creche permanece fechada em Maceió: "um absurdo", diz líder comunitário.
Por: Assessoria
Reprodução Localizado no Conjunto Cidade Sorriso 1, no bairro do Benedito Bentes, o Centro de Educação Municipal Infantil (CMEI) Professora Ivaneide Santana Freitas, construído pela Prefeitura de Maceió, está pronto há um ano, porém ainda não abriu suas portas. Essa situação se assemelha a outros equipamentos públicos, como a UPA da Santa Lúcia, na parte alta da cidade, concluída no final de 2022, mas ainda não disponível para o público.
O objetivo do CMEI é oferecer vagas para creches e educação infantil (crianças de 0 a 5 anos). Segundo apuração da reportagem, as obras na escola iniciaram em meados de 2021, com um orçamento inicial de mais de R$ 2 milhões e previsão de conclusão em oito meses, conforme matéria veiculada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) em novembro daquele ano.
"É um verdadeiro absurdo: essa creche (CMEI) no Cidade Sorriso 1 está pronta há mais de um ano e continua fechada, abandonada e sem equipamentos. Estamos cobrando da Prefeitura de Maceió o funcionamento imediato para que, no mínimo, mais de 200 crianças tenham acesso à educação infantil", denunciou o líder comunitário Allan Pierre.
"Temos mais de 600 vagas para a educação infantil sem serem oferecidas às crianças que mais precisam, tudo por questões de competência e birra política. Duas creches do CRIA e uma creche no Sorriso 1, todas fechadas, e a prefeitura não se pronuncia", enfatizou Allan Pierre, referindo-se a duas creches construídas pelo governo do Estado que o prefeito JHC (PL) se recusa a receber, apesar do déficit de mais de 3 mil vagas em creches existentes em Maceió, segundo a própria Semed.
Allan promete mobilizar as mães da região para cobrar a abertura da creche, como fez com as duas creches do Cria no Benedito Bentes: "O prefeito JHC pode receber as creches e cuidar delas, ou desistir e passar a responsabilidade para o Paulo Dantas", disse.
O líder comunitário deve ser recebido na Semed, juntamente com um grupo de mulheres da comunidade, para discutir a abertura da creche. Uma reunião foi agendada com o gabinete da secretária Jó Pereira para as 10h desta terça-feira (6).