25/09/2023 às 17h03min - Atualizada em 25/09/2023 às 17h03min

Educação avalia fluência de 148 mil estudantes da rede pública em matemática e língua portuguesa, em outubro

Técnicos regionais participaram de formação para a aplicação

Por: Assessoria
Thiago Ataíde/Ascom Seduc
  Manuella Nobre/Ascom Seduc

De olho na qualidade da Educação Básica ofertada nas redes públicas estadual e municipais, o Governo do Estado vai promover a aplicação do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), uma avaliação em larga escala para testar os conhecimentos em matemática e língua portuguesa. A ação é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).  A aplicação ocorre de 2 a 6 de outubro e abrange 148 mil estudantes de escolas estaduais e municipais dos 102 municípios alagoanos.

E para preparar a rede pública para a avaliação, 26 técnicos das 13 Gerências Especiais de Educação (GEE) participaram da segunda etapa da capacitação “Selo do Aplicador”, promovida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A formação foi ministrada pelas técnicas Andréa Gomes, Francielle Santos e Raquel de Paula e, no momento inicial, os participantes precisaram obter uma aprovação de 70% no curso online.

“Vamos passar todas as orientações de aplicação: o recebimento do material na regional, pelos coordenadores regionais; o repasse desses materiais; o sigilo do repasse desses itens e também os procedimentos de aplicação dentro da sala para que tudo ocorra de forma padronizada em todo o Estado”, explica Andréa Gomes.


Mobilização regional

De acordo com Ivandelma Gabriel, supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, a capacitação dos elos regionais de avaliação é voltada à logística das equipes de aplicação, chamadas equipes de campo. Em efeito cascata, eles serão responsáveis pela capacitação dos aplicadores dos 102 municípios.


“Nesta etapa, nós repassaremos todos os instrumentos, procedimentos e protocolos para aplicação. As formações nas regionais iniciam na próxima semana, quando também acontece a distribuição dos cadernos de teste. E aí começam a conferência do material, a capacitação dos aplicadores e coordenadores municipais”, explica Ivandelma.

Representando a 3ª GEE, a gestora de sistema, Vilma Teixeira, e o interlocutor de avaliação, José Aparecido, destacam a importância da formação e da avaliação em si, oportunizando um diagnóstico dentro do território que abrange dez municípios: Major Isidoro, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Igaci, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Belém, Maribondo e Tanque d'Água.


“A gente já teve um primeiro momento com os interlocutores de avaliação de cada Semed, os quais já estão organizando com os articuladores de ensino das suas escolas, o que também é uma ação do Governo do Estado. Neste momento de orientação, também foi explicado como vai funcionar a questão do percentual para os índices e respectivo repasse de ICMS e todos já estão trabalhando neste sentido. Após esta formação de hoje, repassaremos a logística do dia de aplicação da avaliação”, declara Vilma.


Diferença dos sistemas

Ivandelma pontua ainda as diferenças entre o Saveal e a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Enquanto o primeiro será uma avaliação censitária – com a participação de todos alunos do 2º ano do ensino fundamental - , a nacional será amostral, ou seja, para um grupo selecionado. O Saveal será aplicado para todos os estudantes das escolas das redes estadual e municipais matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, que são também as turmas avaliadas pelo SAEB.

“Os resultados da nossa avaliação do 2º ano serão comparados com o próprio SAEB, o que é muito positivo, porque a gente consegue ter uma régua nacional. A gente tem a nossa medida, a nossa avaliação estadual sendo medida, também pela régua nacional. Para isso, a gente precisa ajustar a prova para ter o mesmo desenho, a mesma escala de proficiência. Todas as regras que temos no SAEB, nós temos também no Saveal”, revela Ivandelma.

Segundo ela, o resultado é importante porque, além do diagnóstico da qualidade do ensino que está sendo ofertado, a avaliação oportunizará aos estudantes submeter-se a uma prova antes do SAEB, seguindo o mesmo modelo, número de questões, escala, desenho e tempo de prova que a avaliação nacional, inclusive com todas as prerrogativas e características.

Outro aspecto importante trazido pelo Saveal é que o resultado dos alunos do 2º ano vai compor os indicadores para o repasse do ICMS Educação, do Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL). “Dos 15% do repasse do IQEAL, 40% tem a ver com o indicador de alfabetização, que é medido justamente pelos testes cognitivos em língua portuguesa do Saveal”, destaca Ivandelma.

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