O professor Kleber Siqueira, que leciona a disciplina de física na Escola Estadual Professor Moacir Teófilo, de Arapiraca, foi um dos 83 pesquisadores agraciados com o Prêmio de Excelência Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), que reconhece boas práticas de alunos de cursos de mestrado e doutorado em Alagoas. A premiação é consequência de ações desenvolvidas em um Projeto Integrador (PI) desenvolvido na escola.
Os PI são ações que compõem a matriz curricular do Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) e fomentam o protagonismo juvenil na rede estadual. Eles estimulam estudantes a usarem a criatividade na busca de soluções para situações que afetem o seu cotidiano e a comunidade onde vivem.
Foi durante a execução do Projeto Integrador intitulado “Eletrônica na solução de problemas do dia a dia” que o professor teve a ideia de registrar a experiência dos estudantes do 2º ano do ensino médio, transformando-as em objeto de estudo científico.
“O projeto incentivou os estudantes a solucionar problemas tecnológicos do cotidiano da escola. O pontapé inicial foi o monitoramento do nível de água da caixa d’ água da escola para resolver os transbordamentos constantes e o acúmulo insuficiente de água no seu interior. Assim, os estudantes foram divididos em grupos e colocaram a mão na massa construindo e testando um pequeno circuito com três níveis de indicação, utilizando ferramentas manuais específicas da eletricidade pouco exploradas na escola ou até mesmo em casa”, explica o professor.
Kleber menciona a emoção de ser reconhecido pela Fapeal. “Para mim foi uma grande alegria e satisfação, pois a Fapeal é a mais importante agência de fomento à pesquisa do nosso estado, ao mesmo tempo que a pesquisa remete minha própria prática docente, trazendo grande orgulho, diante dos resultados alcançados, servindo de inspiração para novas pesquisas voltadas para o aperfeiçoamento da nossa educação básica”, pontua, emocionado.
Metodologia ativa e interdisciplinar
O projeto teve início no segundo semestre de 2023 e envolveu cerca de 40 estudantes da turma B da 2a série do ensino médio. Atingindo o intuito principal do PI, que é proporcionar uma aprendizagem com metodologia ativa e interdisciplinar, o professor destaca a importância dessas estratégias no ensino de Física. “O tema está sendo muito discutido e vem estimulando muitos trabalhos acadêmicos justamente para comprovar sua viabilidade no ensino básico. A pesquisa que fiz demonstra essa possibilidade, da Eletrônica convergir com situações do dia a dia dos estudantes e permitir que eles aprendam de forma autônoma e participativa”, revela ele.
Ricardo Farias, diretor-geral da Escola Estadual Prof. José Moacir Teófilo, também relata o impacto do Projeto Integrador para a comunidade escolar. “A efetivação do projeto foi muito importante para o desenvolvimento dos estudantes e reflete os atuais princípios da educação científica e da própria Base Nacional Comum Curricular. Além de apresentar a prática científica na escola, valorizando o espaço escolar não só como promotor, mas como produtor do conhecimento científico”, relata o gestor.
Saiba mais sobre o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei)
O Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) tem a premissa de garantir uma educação mais abrangente, desenvolvendo todas as dimensões - intelectual, física, emocional, social e cultural - dos estudantes do ensino médio. Isso significa que, não é apenas oferecer mais tempo na escola, mas também proporcionar uma educação de qualidade, preparando os jovens para serem cidadãos críticos, autônomos e competentes, capazes de lidar com os desafios da vida, do trabalho e da universidade. Em Alagoas, a rede pública estadual possui 126 escolas de ensino de tempo integral.
Em setembro de 2023, um levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) revelou que Alagoas ficou em segundo lugar entre os estados brasileiros com maior adesão ao Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal. O estado empatou com a Bahia na segunda posição, com 98% dos municípios cadastrados.