A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) integrou a força-tarefa de readequação da cidade de Maceió após as fortes chuvas que caíram na noite dessa sexta-feira (07). Ainda na madrugada deste sábado (08), técnicos estiveram nos pontos mais críticos de alagamentos, executando serviços de manutenção e limpeza do sistema de drenagem.
Ao todo, seis caminhões de hidrojateamento e sucção estão nas ruas, atuando na limpeza das tubulações de galerias e na retirada de entulhos, com o objetivo de desobstruir a rede de drenagem e melhorar o fluxo das águas pluviais.
De janeiro a junho deste ano, equipes da Seminfra estiveram diariamente, em todos os turnos do dia, em diversos bairros da capital, atuando na manutenção de todo o sistema de drenagem.
Ao longo deste período, foram retiradas quase 2 mil toneladas de lixo de dentro do encanamento, superando o total recolhido durante todo o ano de 2022.
“O volume de chuva está acima do esperado e temos um sistema de drenagem formatado para suportar uma quantidade de água específica. Havendo o volume de água maior do que o suportado, acaba ocasionando o transbordo por alagamento. Nossas equipes estão nas ruas buscando minimizar os efeitos e levar mais segurança para a população”, disse o secretário municipal de infraestrutura Lívio Lima.
Cotidianamente, além dos serviços de desobstrução de vias, a Seminfra também atua na recuperação e reconstrução de galerias, além de implantação de tubulações em localidades onde não há sistema de drenagem.