Visando conscientizar as crianças sobre os perigos das arboviroses e as formas de evitá-las, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, nesta quarta-feira (14), na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas, a última ação do ano do projeto Escola Alerta. A iniciativa, que realizou várias ações nas escolas durante o ano, fecha esse ciclo com atividades lúdicas instruindo as crianças sobre estas doenças, para que elas também levem o conhecimento para as suas casas.
Na atividade foram realizadas palestras, oficinas e brincadeiras pensando em trabalhar questões como explicações sobre a dengue, Chikungunya e Zika, como preveni-las, coleta seletiva e acúmulo de água.
A técnica de Educação Ambiental e Sustentabilidade, Christianne Rodrigues, explica que é muito importante levar o combate às arboviroses para as escolas.
“Esse tema deve ser constantemente trabalhado dentro da educação ambiental com as crianças, porque as arboviroses estão sempre aí. A melhor forma de realizar esse combate é através da prevenção. Nós fechamos as ações do Escola Alerta, neste ano, lembrando que todo trabalho da educação ambiental é constante", revelou.
As crianças participaram da palestra "Cadê o mosquito?", que trouxe informações sobre os locais domésticos onde o Aedes Aegypti pode se proliferar, colocando elas como agentes informativos da prevenção no ambiente familiar, e explicando a importância de se viver em um ambiente sem acúmulo de lixo. Os estudantes entenderam como acontece o ciclo de vida dos mosquitos e como eles podem fazer a sua parte no combate a ele.
Outra palestra que os alunos assistiram foi o “Lixo no Lixo”, que trabalhou o combate aos roedores nas casas e a prevenção da leptospirose.
Os alunos também participaram dos jogos “Lixeira Ambiental” e “Tapete Lúdico”, trabalhando de forma divertida a coleta seletiva e conhecimentos sobre as doenças.
O aluno da escola Sagrado Coração de Jesus, Robert Gabriel, 11 anos, conta que aprendeu de forma divertida sobre como ficar livre das arboviroses.
“Eu achei hoje muito legal. Aprendi sobre a Febre Amarela, a Chikungunya e a Dengue. Minha tia já teve suspeita de dengue e foi legal saber como prevenir essas doenças que podem matar", revela.