15/12/2022 às 10h13min - Atualizada em 15/12/2022 às 10h13min

Projeto Escola Alerta encerra última ação do ano em unidade de ensino da Cruz das Almas

Larissa Rodrigues
CPI news

Visando conscientizar as crianças sobre os perigos das arboviroses e as formas de evitá-las, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, nesta quarta-feira (14), na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas, a última ação do ano do projeto Escola Alerta. A iniciativa, que realizou várias ações nas escolas durante o ano, fecha esse ciclo com atividades lúdicas instruindo as crianças sobre estas doenças, para que elas também levem o conhecimento para as suas casas.

Na atividade foram realizadas palestras, oficinas e brincadeiras pensando em trabalhar questões como explicações sobre a dengue, Chikungunya e Zika, como preveni-las, coleta seletiva e acúmulo de água.

A técnica de Educação Ambiental e Sustentabilidade, Christianne Rodrigues, explica que é muito importante levar o combate às arboviroses para as escolas.

“Esse tema deve ser constantemente trabalhado dentro da educação ambiental  com as crianças, porque as arboviroses estão sempre aí. A melhor forma de realizar esse combate é através da prevenção. Nós fechamos as ações do Escola Alerta, neste ano, lembrando que todo trabalho da educação ambiental é constante", revelou.

As crianças participaram da palestra "Cadê o mosquito?", que trouxe informações sobre os locais domésticos onde o Aedes Aegypti pode se proliferar, colocando elas como agentes informativos da prevenção no ambiente familiar, e explicando a importância de se viver em um ambiente sem acúmulo de lixo. Os estudantes entenderam como acontece o ciclo de vida dos mosquitos e como eles podem fazer a sua parte no combate a ele.

Outra palestra que os alunos assistiram foi o “Lixo no Lixo”, que trabalhou o combate aos roedores nas casas e a prevenção da leptospirose. 

Os alunos também participaram dos jogos “Lixeira Ambiental” e “Tapete Lúdico”, trabalhando de forma divertida a coleta seletiva e conhecimentos sobre as doenças.  

O aluno da escola Sagrado Coração de Jesus, Robert Gabriel, 11 anos, conta que aprendeu de forma divertida sobre como ficar livre das arboviroses.

“Eu achei hoje muito legal. Aprendi sobre a Febre Amarela, a Chikungunya e a Dengue. Minha tia já teve suspeita de dengue e foi legal saber como prevenir essas doenças que podem matar", revela.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cpinews.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp