O Educar é Massa, evento produzido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), sediou as oficinas inclusivas de libras, escultura com biscuit e massa de modelar, dinâmicas de braille e exposição de caricaturas.
A Secretaria de Educação de Maceió tem investido em ações para garantir a inclusão dos alunos da Educação Especial na rede pública de ensino municipal.
As oficinas inclusivas surgiram com o objetivo de minimizar as barreiras existentes e promover o aprendizado dos alunos, observando seu lugar no mundo, mostrando as possibilidades e as funcionalidades do estudante com necessidades especiais, através da arte, da comunicação em libras e da leitura em braile.
Cada oficina contou com a participação de professores e estudantes da Educação Especial, demonstrando suas habilidades e capacidades.
Daniela Patricia, técnica pedagógica da coordenadoria de Educação Especial, fala sobre a parceria com Centro Estadual Cyro Accioly e Cap que acompanhou a oficina de libras.
"Nós temos uma parceria com o Centro Estadual Cyro Accioly e Cap, que possibilita para os nossos alunos que possuem deficiência visual a oportunidade de aprender braile e a mobilidade para ter uma vida mais independente. Nós convidamos essa parceria para expor os equipamentos que eles possuem e utilizam para ensinar aos nossos alunos. Os equipamentos expostos servem para ilustrar um pouco da realidade que nossos estudantes cegos passam na sua aprendizagem”, revelou.
A professora e técnica pedagógica da coordenadoria de Educação Especial, Pollyana Satirio, explicou a importância da participação dos estudantes que prestigiaram o evento e aprenderam com os alunos da Educação Especial.
“Através desse evento nós pudemos enaltecer as habilidades e competências dos estudantes público-alvo da Educação Especial da rede municipal, além de demonstrarmos a importância da comunicação através da Libras e do Braille", ressaltou.