O transporte escolar será tema central do Encontro de Formação de Gestores e Conselheiros do Transporte Escolar, que acontece nos próximos dias 28 e 29, a partir das 08h30, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió. O evento, que vai reunir representantes de 52 municípios alagoanos, será realizado pelo Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar da Região Nordeste (Cecate Nordeste) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo como foco principal a troca de experiências entre os participantes.
Coordenador-geral do Cecate Nordeste, Poty Lucena destaca o alcance do projeto desenvolvido na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em parceria com o FNDE, e que decorre da necessidade de apoio às políticas de transporte escolar executadas por Estados e Municípios em todo o país. As atividades compreendem tanto formação, quanto a assistência técnica e o monitoramento dos programas de transporte escolar do FNDE.
“O transporte escolar é uma área de gestão que possui inúmeros desafios, do financiamento ao atendimento aos municípios e, especialmente, aos estudantes. O transporte é o motivo de maior evasão escolar estudantil que a gente encara em nossa educação pública. Mas Alagoas tem feito um trabalho relevante na gestão do transporte escolar, em parceria com os municípios de toda a região”, destaca Poty.
Responsável pelo transporte de aproximadamente 75 mil estudantes da rede estadual em 94 municípios alagoanos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira do evento que também conta com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-AL).
Sobre a importância da parceria com a Seduc neste processo, a coordenação do Cecate também destaca o trabalho que vem sendo feito no sentido de implantar 42 polos do Centro na região Nordeste, sendo dois deles em Alagoas, em Maceió e Arapiraca. “O apoio de toda a equipe da gestão de frota da Secretaria de Educação de Alagoas tem sido fundamental não apenas para a realização do nosso evento em Maceió”, reforça o coordenador.
Para o superintendente de Frota e Transporte Escolar da Seduc, George Paes, o encontro também vai servir como uma espécie de reciclagem para os cerca de 300 condutores da rede estadual.
“O transporte é uma das ferramentas mais importantes para assegurar que a comunidade escolar realmente tenha acesso às unidades escolares, o que explica, por si só, o alcance da iniciativa que conta com o total apoio da Seduc, refletindo, assim, a nossa preocupação em ofertar um serviço de qualidade para os alagoanos”, avalia o superintendente.