Começar um planejamento eleitoral o quanto antes traz vantagem em todos os aspectos e abre caminho para uma campanha organizada e vitoriosa. Escolha um partido sério de base política sólida, tenha apoio popular, pois isso é fundamental para o sucesso nas urnas. Ela deve crescer de forma organizada para não se dispersar com o tempo. Fortaleça as lideranças locais, estimule pessoas próximas, que tenham as mesmas convicções que você e seu partido e façam parte de entidades representativas, como sindicatos, associações, grêmios e diretórios estudantis, associação cultural, clubes esportivos etc. Divulgue suas ideias e propostas.
A pré-campanha de um candidato a vereador deve ser desenvolvida em dois tempos: de janeiro a março e de abril a junho, encerrando-se na convenção eleitoral municipal, na qual as candidaturas serão homologadas. Durante todo esse período, de janeiro a junho, o pré-candidato terá que formar um “Exército” que, por sua vez, trabalhará arduamente, de junho até a apuração dos votos, para eleger seu referido candidato.
Defina e realize a agenda pré-campanha, junto à sua coordenação provisória, para apresentar suas propostas à sociedade em todos os bairros possíveis. Coloque à prova sua liderança, pois o candidato que não tem espírito de líder provavelmente não conseguirá formar seu “Exército”. Consiga fortes aliados, como lideranças comunitárias e religiosas, para compor sua equipe de campanha. Sucessivas reuniões com essas pessoas definiram os melhores perfis para alocar em cada função, construa uma rede social para atrair apoiadores.
Comece fazendo listas de pessoas que votariam em você: amigos, parentes, conhecidos, companheiros de profissão etc. Feito isso, localize as posições dessas pessoas em um mapa do município e comece, imediatamente, um trabalho de ampliação. Antecipe sua campanha eleitoral, quanto antes você iniciar sua campanha política, melhor para você. Seja um candidato honesto, não minta para as pessoas, só prometa aquilo que você pode cumprir, seja um legítimo representante da sociedade, não seja mais do mesmo.
E pré-candidato, lembre-se que voto não tem preço, tem consequência, respeite a democracia e não seja mais um na fila do pão, escravo da corrupção e da compra de voto. Nunca se esqueça que o bom político dá exemplo e o mau político demagogo sempre será o câncer da sociedade. Seja um bom político, respeite as calças que veste.
Por: Antônio Fernando da Silva (Fernando CPI) - Registro jornalista: 0002099/AL - MTE Brasil
Rodrigo Vitor Gomes - Registro jornalista: 0002174/AL