17/10/2023 às 12h13min - Atualizada em 17/10/2023 às 12h13min

Saúde capacita profissionais em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Treinamento contou, ainda, com o lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Por: Assessoria
Profissionais ouviram sobre cuidados multidimensionais com a pessoa idosa. Foto: Ascom SMS
 

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no domingo (1°), o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa promoveu, nesta sexta-feira (29), uma capacitação para discutir sobre cuidados multidimensionais da pessoa idosa com diferentes categorias profissionais que atuam na Saúde de Maceió. A ocasião também contou com o lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, elaborada pela Secretaria de Saúde de Maceió.

Segundo a coordenadora do programa, Denyse Lima, Maceió conta atualmente com um índice de 12% de pessoas idosas que possuem as mais diversas demandas em múltiplos aspectos, que devem ser observados pelos profissionais da saúde durante o acompanhamento desse público nos dispositivos de saúde do município.

“Estamos aqui, hoje, para dialogar com os profissionais sobre o cuidado multidimensional do idoso que significa estabelecer uma assistência que se importe com os diversos aspectos da vida que geram impactos na saúde da pessoa idosa como um todo. A assistência, para ter eficácia, deve analisar fatores sociais, de saúde, psicológicos e emocionais, nutricionais, dentre outros. Só assim, conseguimos detectar quais âmbitos da vida daquela pessoa precisam de cuidado e, a partir daí, traçar estratégias efetivas de intervenção”, explicou Denyse.

Denyse Lima, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Foto: Ascom SMS

Denyse Lima, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Foto: Ascom SMS

Denyse Lima, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Foto: Ascom SMS

Para abordar o tema, o evento contou com a participação do médico geriatra Denis Melo, que apontou a projeção de que, até 2040, o Brasil contará com a média de 40% de sua população composta por pessoas idosas, enfatizando, com isso, a importância de cuidar do público de forma multidisciplinar e integrada.

“Precisamos ver a riqueza que há no envelhecimento e olhar para o idoso de forma mais abrangente para garantir maior qualidade de vida a esse público que tem tanto a oferecer para a sociedade. É olhando para os diversos aspectos da vida daquela pessoa que vamos encontrar o melhor caminho que as leve a um maior bem-estar. Muitas vezes, a melhora da qualidade de vida daquela pessoa não está somente na medicação para as múltiplas comorbidades, mas na intervenção de outros profissionais e estratégias, por isso a importância do olhar multidisciplinar”, acrescentou o médico.

Médico alerta para a necessidade de analisar diversos aspectos da vida do idoso para tratamento assertivo. Foto: Ascom SMS

Médico alerta para a necessidade de analisar diversos aspectos da vida do idoso para tratamento assertivo. Foto: Ascom SMS

Médico alerta para a necessidade de analisar diversos aspectos da vida do idoso para tratamento assertivo. Foto: Ascom SMS

Como parte importante do treinamento, houve o lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa com todo o detalhamento do instrumento de saúde e sua importância para o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde do município.

“A caderneta vem para reforçar ainda mais a instrumentalização dos profissionais de saúde do município durante o atendimento da pessoa idosa. Decidimos lançar no dia de hoje para que pudéssemos explicar presencialmente aos profissionais sobre todos os aspectos que envolvem o uso da caderneta e alertar para a importância da utilização da ferramenta em todas os atendimentos a idosos realizados nos equipamentos de saúde”, concluiu a coordenadora Denyse Lima.

Uma das participantes do evento, a estudante de enfermagem Isabele Cabral, atua na Unidade de Saúde Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes. A acadêmica afirma que nutre grande interesse pelo público idoso desde que iniciou sua formação e que o encontro veio para agregar ainda mais conhecimento para sua futura atuação profissional.

“Esse tema virou alvo dos meus estudos para meu Trabalho de Conclusão do Curso de Enfermagem, porque percebo o público idoso muito necessitado de estudos e políticas que atendam, de fato, a suas necessidades. Estar aqui, para mim, é um momento ímpar em que eu vou poder tirar todas as minhas dúvidas em relação ao tema”, pontuou a estudante.

A capacitação contou, ainda, com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), que realizou um momento de ginástica laboral com os participantes, além da apresentação musical do músico e compositor José Pontes, de 70 anos, que é um dos usuários que recebem assistência em saúde na Unidade Básica de Saúde José Tenório, na Serraria.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cpinews.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp