05/05/2023 às 11h48min - Atualizada em 05/05/2023 às 11h48min

Com apenas 10,67%, Maceió alerta para baixa adesão da vacinação contra Influenza

Por: Assessoria
Ascom SMS
 

A Secretaria de Saúde de Maceió alerta para a baixa adesão à campanha de vacinação contra Influenza de 2023 e orienta que todo o público-alvo contemplado procure as salas de imunização da capital para atualização da vacinação. Até o momento, o município registra, apenas, 10,67% de cobertura vacinal contra a doença. Número bem inferior ao estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

A campanha, que iniciou no dia 5 de abril, tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrentes da Influenza, na população-alvo da vacinação. Trata-se de um imunizante trivalente com formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

 
PUBLICIDADE
 

“Quanto mais pessoas imunizadas em Maceió, menor é o risco de contágio dessas doenças, pois a vacinação é a melhor maneira de se prevenir e impedir que o vírus circule. Por isso, convidamos todos os grupos prioritários a se dirigirem aos locais de vacinação o quanto antes, pois essa atitude não só irá proteger aquele que recebe a vacina, como também toda a população”, enfatizou a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

Números da Influenza em Maceió - Casos de contágio pela Influenza estão se tornando cada vez mais frequentes em Maceió. Dados divulgados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) registraram 39 casos confirmados e 4 óbitos pela doença em 2022 na cidade. Já em 2023, o sistema registra, até o momento, 14 casos confirmados e nenhum óbito.

Onde encontrar o imunizante

  • A vacina contra a Influenza é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió e com vacinação volante em dias específicos nas seguintes unidades:
  • US Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) - Segunda, Terça e Quarta;
  • USF Guaxuma - Terça e Quinta.
  • A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:
  •  Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;
  •  Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;
  •  Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;
  •  Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;
  •  Brota na Grota – das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

  •  Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.
  •  Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;
  •  Telefone: (82) 3312-5589;
  •  E-mail: [email protected]

Recomendações - Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.

Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Hospital da Mulher, através dos telefones (82) 3315-2983/3131-1385 ou através do email: [email protected], anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.

Confira público-alvo da campanha e documentação necessária.

Confira lista de comorbidades contempladas.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cpinews.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp