A Prefeitura de Maceió dá início na próxima segunda-feira (10), à campanha de vacinação contra a Influenza de 2023. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, na população-alvo da vacinação. A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 30 de abril.
Segundo a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.
“A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza. Essa vacinação de 2023 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus”, explica a gerente de Imunização, ao lembrar que as pessoas devem levar seu cartão de vacinação quando se dirigirem até um dos locais para se imunizar.
Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.
Locais de vacinação - A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió e com vacinação volante em dias específicos nas seguintes unidades:
A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:
Cadastro de idosos acamados
Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.
Recomendações - Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.
Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Hospital da Mulher, através dos telefones (82) 3315-2983/3131-1385 ou através do email: [email protected], anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.
Confira público-alvo da campanha e documentação necessária.
Confira lista de comorbidades contempladas.