09/07/2024 às 13h51min - Atualizada em 09/07/2024 às 13h51min

Samu de Alagoas passa a contar com uma mulher no serviço de motolância

A técnica de enfermagem e motossocorista Karol Soares é primeira mulher a integrar a equipe

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau
Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

Em um marco histórico para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, o Serviço de Motolância, que é essencial para as intervenções rápidas em situações de urgência e emergência, expandiu o quadro de motossocorristas e, agora, conta com a primeira mulher a pilotar uma motolância. A técnica de enfermagem Karol Soares, está atuando na Central Maceió desde o último domingo (7), após passar por um treinamento voltado especificamente para atuar na assistência pré-hospitalar móvel de urgência, conforme prevê o Ministério da Saúde (MS).

 

O Serviço de Motolância do Samu é fundamental para atender ocorrências de traumatismo cranioencefálico (TCE), casos clínicos graves e colisões entre veículos. Com as motos, os socorristas conseguem acessar rapidamente locais congestionados ou de difícil acesso, oferecendo os primeiros cuidados essenciais antes da chegada das ambulâncias.

 

 

As equipes de motolâncias são fundamentais, principalmente, nas ocorrências de acidentes envolvendo colisões entre automóveis e motos. Isso porque, devido à rapidez com a qual chegam ao local das ocorrências, eles iniciam o processo de estabilização do quadro clínico dos feridos, onde a rapidez no atendimento pode ser decisiva para a sobrevivência e recuperação dos pacientes.

 

Segundo a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, a presença feminina na equipe do Serviço de Motolância reforça a importância da diversidade e inclusão na área da saúde, trazendo novas perspectivas e habilidades para o serviço. “As motolâncias são decisivas para garantir um atendimento rápido e eficaz, sendo as primeiras a chegar em locais de difícil acesso e iniciar a estabilização do paciente. Com o ingresso de Karol Soares, reforçamos a equipe e demonstramos a força da mulher em todas as áreas de atuação da saúde", destacou.

 

Novos Desafios

 

 

Em seu primeiro dia como motossocorrista, Karol Soares compartilhou sua empolgação e disse que é uma honra e um desafio estar na linha de frente do Serviço de Motolância do Samu de Alagoas. "Estou pronta para dar o meu melhor e contribuir para salvar mais vidas, especialmente em situações críticas, como acidentes de trânsito”, frisou.

 

O seu primeiro dia de trabalho foi marcado pelo atendimento de um senhor de 65 anos, que teve complicação clínica, devido a uma queda da própria altura, ocorrida na feirinha do bairro Jacintinho, em Maceió. O paciente apresentou suspeita de fratura na perna direita, foi imobilizado, e não respondia a estímulos. Ele foi atendido primeiro pela equipe de motossocorristas, formada por Karol Soares, e pelo enfermeiro e também motossorrista, João Henrique Alvorável.

 

Depois de estabilizar clinicamente o paciente, a equipe de motossocorritas solicitou apoio de uma equipe de Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel), que concluiu os procedimentos médicos e encaminhou o paciente ao Hospital Geral do Estado (HGE). Na equipe da ambulância atuaram o médico Ewerton Soares, o enfermeiro Rildo Rildo Bezerra, e o condutor socorrista, Petrúcio Félix do Nascimento Junior.

 

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o compromisso do Governo de Alagoas com a saúde pública. “A expansão das equipes de motolâncias representa um investimento na redução do tempo-resposta e na qualidade dos atendimentos em casos de urgência e emergência, beneficiando toda a população de Maceió”, enfatizou o gestor.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cpinews.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp