07/07/2024 às 15h44min - Atualizada em 07/07/2024 às 15h44min

Sesau encerra ciclo de capacitações para odontólogos sobre o atendimento a cardiopatas na Atenção Primária

Os treinamentos contemplaram os profissionais de todas as dez Regiões de Saúde de Alagoas e ocorreram no auditório do Hospital do Coração Alagoano

Nivia Lins / Ascom Sesau
Neide Brandão / Ascom Sesau
 

Quatrocentos odontólogos que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 102 municípios de Alagoas concluíram o ciclo de capacitações sobre atendimento a cardiopatas na Atenção Primária. O programa de capacitação, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Saúde Bucal, ocorreu no auditório do Hospital do Coração Alagoano, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

 

 

A principal temática do curso foi o "Risco de Endocardite Infecciosa no Atendimento Odontológico e Manejo do Paciente Anticoagulado. A Sesau realizou o curso em oito etapas, ao longo de dois meses, visando contemplar as dez Regiões de Saúde de Alagoas.

 

 

Durante as capacitações, os participantes puderam aprimorar seus conhecimentos e habilidades no atendimento a pacientes assistidos na Atenção Primária, visando prevenir complicações e garantir a segurança dos procedimentos odontológicos. O palestrante Paulo César Santana, coordenador de odontologia do Hospital do Coração Alagoano, ressaltou a importância de oferecer um atendimento qualificado fora do ambiente hospitalar.

 

 

Ele destacou a importância de preparar os profissionais para lidar com esse perfil específico de pacientes. “A iniciativa visa fortalecer a parceria entre os profissionais da área da saúde e contribuir para uma assistência mais qualificada e integrada aos usuários dos serviços odontológicos em Alagoas”, ressaltou.

 

 

 

Relevância do Curso

 

 

Participando da capacitação, a dentista Rita de Cássia Pedrosa, de Novo Lino, especificou que, no curso, foram observados pontos a serem seguidos com os pacientes que atende. “Achei de suma relevância para nós como profissionais. Rotineiramente recebemos pacientes com esses problemas e tentamos explicar o que os focos de infecções dentárias podem ocasionar, como a endocardite infecciosa, por exemplo”, frisou.

 

 

Para a supervisora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota, o maior objetivo do ciclo de capacitações foi garantir que os pacientes cardiopatas recebam assistência odontológica qualificada na Atenção Primária. Atendimento que ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) gerenciados pelos municípios, por meio do PSF.

 

 

“A Atenção Básica ou Atenção Primária, como também é chamada, é a porta de entrada para os atendimentos no SUS [Sistema Único de Saúde] e, por isso, é importante que os profissionais estejam aptos a atender esses pacientes. Realizamos este ciclo de oficinas com maestria, graças à parceria com o Hospital do Coração Alagoano. Agora, os profissionais que atuam com pacientes que têm algum problema cardíaco podem oferecer uma assistência ainda mais precisa”, enfatizou a supervisora do Programa Estadual de Saúde Bucal.

 

 

 

Já Otoni Veríssimo, diretor do Hospital do Coração Alagoano, reforçou a relevância em receber profissionais odontólogos de toda Rede da Atenção Básica. “Capacitamos nossos profissionais constantemente para que eles estejam aptos a capacitar outros colegas da Rede Estadual de Saúde, disseminando o conceito de excelência, modernidade e humanização. É motivo de orgulho para nós saber que outros profissionais da Rede de Saúde de Alagoas estão sendo beneficiados com algo que tanto valorizamos”, destacou.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cpinews.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp