18/06/2024 às 13h22min - Atualizada em 18/06/2024 às 13h22min

II Centro de Saúde, na Maravilha, altera dia de aplicação da vacina BCG

Secretaria de Saúde de Maceió informa que o imunizante passa a ser aplicado sempre às segundas-feiras, das 8h às 16h

Por: Assessoria
Unidade de Referência em Saúde Dr. Diógenes Bernardes (II Centro de Saúde). Foto: Ascom SMS
 

A Coordenação Técnica de Imunização de Maceió informa que a partir de segunda (17), haverá alteração no dia de administração da vacina BCG na Unidade de Referência em Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (II Centro de Saúde). O imunizante, que era administrado às sextas-feiras, passa agora a ser disponibilizado às segundas-feiras, de 8h às 16h.

A vacina da BCG é disponibilizada em quatro Unidades de Referência em dias e horários específicos conforme quadro abaixo:

I Distrito Sanitário - II Centro de Saúde (Poço) - Segunda-feira - 3312-5498

VII Distrito Sanitário - US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) - Terça-feira - 3312 - 5564

II Distrito Sanitário - US Durval Cortez (Prado) - Quarta-feira - 3312 - 5505

VI Distrito Sanitário - US Hamilton Falcão (Benedito Bentes) - Quinta-feira - 3312 - 5546

A vacina BCG está disponível em seis maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), para vacinação dos recém-nascidos nas primeiras horas de vida até o momento da alta hospitalar, e em 4 Unidades de Saúde situadas em diferentes bairros para resgatar os não vacinados, um dia em cada unidade de saúde conforme o cronograma semanal.

“Esta estratégia foi baseada na logística de atendimento em dias alternados para a parte baixa e alta da cidade, dando oportunidade aos pais de buscarem a unidade mais próxima no dia ofertado. Dessa forma, as doses recebidas pelo Município também são otimizadas, reduzindo perdas devido ao uso limitado a seis horas após a abertura do frasco da vacina”, destaca Eunice Amorim, Coordenadora Técnica de Imunização da SMS.

Sobre a vacina

A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é administrada por via intradérmica, sendo indicada para prevenir as formas graves de tuberculose (miliar e meníngea) em crianças menores de cinco anos de idade (até 4 anos 11 meses e 29 dias). A criança necessita pesar no mínimo 2 (dois) kg para receber essa vacina, crianças com peso inferior a 2 kg devem aguardar até que alcancem o peso mínimo.


Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cpinews.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp